Estudar o Imóvel: o segredo número 1 das apresentações de alto impacto

Estudar o Imóvel: o segredo número 1 das apresentações de alto impacto

Corretor de imóveis: você já parou para pensar o que diferencia as apresentações de alto impacto das apresentações medíocres? Já reparou o que os grandes gurus da apresentação fazem para serem tão envolventes? E sobretudo, já descobriu quais são seus maiores segredos? Sem dúvidas de que estas são perguntas de um milhão de dólares! Mas se pararmos para analisar atentamente à toda e qualquer apresentação bem sucedida nós notaremos que de forma praticamente unânime o segredo número um das mesmas é o domínio do tema – o que no mercado imobiliário não é diferente.

Deste modo torna-se impossível para o corretor de imóveis fazer uma excelente apresentação sem antes conhecer muito bem o imóvel que irá apresentar – o que significa planejamento e preparação prévios, daqueles que se fazem com horas ou até mesmo dias de antecedência, e não aquela visita relâmpago que muitos corretores costumam fazer minutos antes da chegada do cliente. Então justamente por isso que estudar o imóvel é o segredo número 1 das apresentações de alto impacto.

Porém estudar o imóvel apenas não basta: é preciso fazê-lo de maneira adequada, isto é, intensa e detalhadamente, o que dá muito mais trabalho. E sejamos muito francos, só se dá a esse trabalho o corretor de imóveis à frente de seu mercado, aquele que realmente entende o valor das apresentações de alto impacto e do consequente encantamento do cliente.

Baixar E-book Grátis - Apresentação de Imóveis

 

A importância de um estudo mais intenso do imóvel

O valor de um planejamento e preparação prévios, sobretudo de um estudo mais intenso do imóvel, é que estes são essenciais para explorar as vantagens e os benefícios do empreendimento. Isto pois é na vistoria que o corretor adquire as condições de se familiarizar com os diferenciais do imóvel de modo a transformá-los em poderosos argumentos de vendas. E ainda, tal embasamento por um lado diminui significativamente as chances de ser pego de surpresa com questionamentos inesperados, e por outro lado naturalmente aumenta as chances de conquistar o cliente e fazer negócio.

Portanto o objetivo de estudar o imóvel para apresentação é extrair o máximo de informações que ajudem a ilustrar, explicar e valorizar o empreendimento aos olhos do cliente potencial, pois é assim que você desperta seu interesse e estimula seu desejo de compra. E para atingir tal objetivo é importante explorar todas as possibilidades que levantem informações valiosas, incluindo conversar com vizinhos sobre a região, trocar ideias com outros corretores que já conhecem o empreendimento e até mesmo com a própria imobiliária. Tudo que possa agregar valor neste ponto ajuda em uma eventual negociação.

O que analisar ao estudar o imóvel para apresentação

Corretor de imóveis à frente: se você deseja fomentar uma apresentação de alto impacto, então dedique-se a estudar o imóvel além do que os demais fazem. Dê-se ao trabalho de visitar o local antes e conheça-o bem. Faça uma análise minuciosa e verifique todos os pontos positivos e negativos.

Dentre os positivos os principais são:

  • A luminosidade (se bate sol e/ou tem luz natural);
  • A vista privilegiada (se a vista é frontal, lateral ou dos fundos);
  • A disposição de cômodos (se o espaço é prático/integrado ou amplo/segmentado);
  • A conservação do ambiente (se está em bom estado, novo, reformado ou rústico);
  • Dentre outros pontos positivos qualitativos e quantitativos, como decoração, quartos, banheiros etc.

E já entre os negativos os principais são:

  • Manchas (como no chão, no teto ou nas paredes);
  • Defeitos (como em portas, janelas, pias etc.);
  • Mau cheiro (como mofo em ambientes fechados e/ou com umidade);
  • Ruído (como próximo a locais barulhentos, tais como fábricas ou mesmo vizinhos);
  • Dentre outros pontos negativos que mereçam conscientização, como segurança, acessibilidade etc.

Em todo caso o foco é ressaltar as qualidades e minimizar os defeitos, logicamente. Assim valorize tudo que o imóvel tiver de melhor, e igualmente procure a imobiliária para resolver os defeitos pendentes de solução.

Dica de ouro para um estudo completo do imóvel

As imobiliárias mais organizadas possuem o sumário do imóvel à venda, que é uma coletânea de informações técnicas referentes ao empreendimento – seja o mesmo lançamento ou usado –, o qual é elaborado para uso exclusivo do corretor de imóveis. Sobretudo é um documento onde consta todo tipo de informação crucial para a realização de uma apresentação de alto impacto. Assim procure conseguir tal sumário ou, caso não consiga obtê-lo, então seja proativo e crie o seu próprio sumário!

À frente, corretores!

Sistema Rankim Banner CTA

Share this