por Leonardo Posich
Desde a época das grandes guerras, a base de qualquer vitória sempre foi o bom relacionamento com os parceiros de luta. No mundo dos negócios, e no relacionamento “afetivo”, não é diferente. Existe uma célebre frase, atribuída à grande escritora Clarice Lispector, que diz o seguinte:
“Sozinhos, podemos ir mais rápido. Mas, juntos, podemos ir mais longe”.
Complemento a frase dizendo o seguinte: “ninguém chega a lugar algum sozinho”.
O líder até pode realizar algumas tarefas sozinho, mas, sem a sinergia de sua equipe,
não conseguirá atingir seus objetivos.
Tenho orgulho de olhar para trás e constatar que boa parte do percurso só foi possível ser concluída graças ao incentivo de pessoas que sempre torceram por mim e que de alguma
forma contribuíram não somente para meu aprendizado, mas, também, para meu crescimento pessoal, seja através de um tapinha nas costas ou mesmo um grande empurrão.
O cientista e antropólogo Robin Dunbar definiu que uma pessoa consegue manter em média 150 (esse número pode variar até 290, dependo da nação) relações estáveis em seu círculo
de amizades. Embora boa parte de nós tenha nas redes sociais um número bem acima daquele que o estudo apontou, o fato é que, se realmente pararmos para analisar o “número dunbar”, constataremos que temos poucos amigos (nesse caso, a qualidade fala mais alto que a quantidade).
Depois dessa constatação, cabe aqui uma pergunta: De que adianta termos grandes redes de relacionamento, se apenas cultivamos poucas amizades? Grandes redes de relacionamento aumentam as chances de propagarmos nossa mensagem e ampliarmos nossos negócios. Cultive os bons relacionamentos!
Para você que trabalha no ramo de imóveis, é imprescindível desenvolver bons relacionamentos, principalmente se quiser vender mais e melhor. Em recente palestra ministrada para empresários do ramo, ensinei técnicas de marketing digital focadas no ramo imobiliário, e principalmente, como entender da melhor maneira o seu potencial cliente. A pergunta chave usada na abertura da palestra foi: Se as compras são feitas de forma inteligente, por que as vendas não são feitas de forma inteligente?
Lembre-se sempre: a roda da vida continua sempre a girar. Portanto, cultive o bom relacionamento. Nunca se sabe quando precisará de uma boa indicação de emprego ou
mesmo, de um simples empurrão. Quanto mais próximo for seu relacionamento com sua rede de contatos, maiores as chances de você gerar autoridade e respeito.
Dicas rápidas para gerar autoridade instantânea: pegue seu celular, e faça um vídeo falando sobre um conteúdo (assunto) que possa interessar algumas pessoas da sua rede de contatos. Detalhe, fale sobre assuntos que você se identifica e que gere alto valor para as pessoas que vão dedicar o tempo delas, para assistir seus vídeos.
– Pulverizando o conteúdo e fazendo seu nome crescer na redes sociais: antes de sair gravando qualquer assunto no seu celular, tire um tempo para escrever acerca do assunto que você irá abordar através do vídeo. Nesse sentido por experiência na área digital, sugiro que você crie um artigo, além de publicar no seu blog, você pode fazer desse artigo um vídeo (trabalhar em dois formatos). Essa dica além de melhorar sua produtividade, faz com que você trabalhe em canais diferentes.
P.S.: Esse mesmo artigo poderá ser simplificado e publicado na sua rede de Linkedin, além de fazer sua rede de negócios crescer, você irá pulverizar seu conteúdo na internet, e rankear seu nome para que todas as pessoas encontre você e seu conteúdo de forma rápida.
Reciprocidade e autoridade são os pilares da empatia, importantíssimos para cultivar as boas amizades e novas parcerias. Uma janela que se fecha hoje pode significar uma porta que escancara amanhã.
Seu poder de influência está no número de pessoas que você consegue impactar pelo valor
que você cria nas pessoas a sua volta.
A empatia é a forma de olhar o mundo com os olhos dos outros!
“Quanto mais conteúdo de valor de valor você entrega para sua audiência, mais dinheiro e tempo você retém das pessoas”. – Além de gerar autoridade, ter o reconhecimento da sua audiência, você constrói relacionamentos sólidos e que irão gerar mais negócios pra você.
O segredo da empatia é saber ouvir. Quando aprendemos a escutar, aprendemos a falar o que atrai nossa audiência. Uma dica simples nesse sentido é você colocar em seus posts no Faceebok perguntas como essas: O que você pensa sobre o método do emagrecimento a base de água? Qual a sua maior dificuldade ao gerir um negócio? Ou quem sabe, se esse for o seu caso, Vale a pena comprar imóveis na planta? Aprenda 5 técnicas de negociação que vão facilitar sua vida, na hora de comprar um imóvel.
Os exemplos citados acima, servem para ilustrar da melhor maneira, como você pode usar técnicas persuasivas e inteligentes, para atrair clientes. Uma das grandes sacadas, é você construir um blog com soluções integradas, afim de facilitar a gestão da sua rede de contatos e gerar boas vendas para o seu negócio. No primeiro momento, parece ser algo complicado de se fazer, caso você não esteja tão familiarizado com esse novo universo digital, ou quem sabe, esteja pensando ser uma solução cara e que não trará resultado algum.
No próximo artigo, vou trazer técnicas de marketing, que vão facilitar sua vida de corretor, e que auxiliarão você, a encontrar o cliente ideal para o seu negócio. Sei, que deve ser dificil, buscar clientes todos os dias, gastando sola de sapato, e recebendo “nãos” e bem por isso, quero facilitar sua vida de consultor imobiliário, ensinando técnicas para atrair e reter clientes dentro desse vasto universo do internet marketing.
As questões levantadas acima, podem ser facilmente respondidas, estudando apenas o caso de empresas do ramo imobiliário como AirBnB, grande atuante do ramo, que realiza sonhos e desejos de pessoas que aspiram esse universo, apenas num clique na internet
Esses tipos de perguntas abrem margem de interação entre o seu conteúdo e sua audiência, além de gerar engajamento, você aprende a montar conteúdo com base no que seus espectadores querem ouvir, ou aprender.
A base de qualquer negócio continua sendo o relacionamento. Quanto melhor for seu relacionamento, com sua “lista ou rede” de contatos, maiores as chances de você se fortalecer
e fechar grandes negócios. Quando você entrega valor, as pessoas devolvem valor.
“O bom vendedor é aquele que sabe lidar com números. O excelente vendedor é aquele que não somente sabe lidar com números e metas, mas sabe, acima de tudo, administrar pessoas”.
Um comentário sobre “Como usar a empatia para atrair mais clientes”
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