Se você está pensando em se mudar ou até mesmo em começar a decoração da sua casa, é importante ficar atento à combinação de cores dos ambientes. Afinal, é preciso deixar o lugar aconchegante e confortável para que você e sua família possam aproveitar ao máximo o lar.
Cada cor tem um significado e transmite sensações específicas às pessoas, como tranquilidade, atenção e criatividade. Para facilitar a utilização e combinação das cores, é interessante conhecer o círculo cromático. Vamos explicar isso para você e ainda te dar outras dicas sobre o assunto. Confira a seguir!
Entenda o círculo cromático
Apesar de ter um nome robusto, o círculo cromático é bem prático e simples! Ele é uma representação gráfica do conjunto de cores primárias, secundárias e terciárias, que são as seguintes:
- Cores primárias: azul, vermelho e amarelo.
- Cores secundárias: violeta, laranja e verde.
- Cores terciárias: amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, azul arroxeado, azul esverdeado, vermelho arroxeado e vermelho alaranjado.
Todas essas cores são colocadas em um círculo de forma harmônica. Para combinar essas cores, você pode utilizar o círculo cromático aplicando algumas regras que explicaremos a seguir.
Aprenda como combinar as cores
Para decidir quais cores usar na decoração da casa, você pode utilizar algumas técnicas de harmonização de cores que são bem fáceis e vão te ajudar bastante. As três principais são:
Combinação monocromática
Essa harmonia é simples e elegante, pois utilizada variados tons de uma mesma cor. Se você escolher o verde, por exemplo, será necessário apenas variar a tonalidade, desde o mais claro até o mais escuro.
Combinação análoga
Essa também é uma harmonia simples, mas funciona de uma forma diferente. A ideia é pegar uma cor primária e combinar com as duas seguintes do círculo. Por exemplo, você pode pegar o vermelho e associar ao vermelho alaranjado e ao vermelho arroxeado. Lembrando que você pode variar os tons!
Combinação complementar
A harmonia complementar é ideal para quem gosta de ambientes vibrantes. Isso porque a combinação é baseada em cores opostas, como azul e laranja, por exemplo. A dica aqui é sempre balancear as cores frias (azul) e cores quentes (laranja).
Escolha qual combinação usar na decoração da casa
Já que um lar precisa ser aconchegante, as combinações mais recomendadas são a monocromática e a análoga. Isso porque é possível equilibrar cores e tons mais suaves e mais intensos.
Para ambientes pequenos, o ideal é utilizar cores mais claras e frias, pois cores como amarelo e vermelho diminuem ainda mais o espaço. Caso queria dar mais vida ao ambiente, você pode optar por objetos de decoração coloridos, como cadeiras, vasos, estantes, almofadas e afins.
Vale lembrar que tons mais claros e neutros passam sensação de tranquilidade, paz, estimulam a criatividade e favorecem o descanso. Se você deseja transmitir esse sentimento à sua família e às suas visitas, com certeza já sabe em quais tonalidades apostar!
A escolha certa da paleta de cores para a decoração da casa é muito importante e você deve pensar sobre assunto. Caso você ainda tenha dúvidas ou queira compartilhar sugestões conosco, deixe seu comentário aqui no post!