Corretor de imóveis: com que frequência você tem aquela sensação de que fez tudo certo, mas no final das contas só patinou e não saiu do lugar? E que apesar de seus esforços, nem sempre isso se converte em resultados?
A má notícia é que muitos dos desafios do setor imobiliário costumam ser, por definição, motivo para a fraca geração de oportunidades de negócio, o baixo engajamento com clientes potenciais, a queda nas vendas de imóveis, dentre outros.
Porém a boa notícia é que muitos desses problemas podem ser resolvidos com o auxílio da tecnologia e da inovação, e é exatamente aí que entra o atendimento online.
A seguir vamos mostrar 7 dos mais comuns problemas na vida de um corretor de imóveis que o atendimento online pode solucionar. Confira!
1. Queda na venda de imóveis
Em um ambiente econômico desfavorável, a queda geral na venda de imóveis acaba sendo esperada. Em São Paulo, por exemplo, a venda de imóveis residenciais novos recuou 60,5% entre junho e julho, de acordo com uma pesquisa do Secovi. No entanto, este motivo não pode ser uma desculpa para os corretores. É preciso agir e mudar o quadro. E para aumentar a venda de imóveis, uma das melhores alternativas é captar clientes em tempo real através do meio digital.
Mas o problema é que a maioria das imobiliárias que tem site acaba não utilizando o potencial de uma plataforma integrada. Uma ferramenta de atendimento online, por exemplo, é essencial para que as visitas no site não sejam desperdiçadas. Como? Assim que um usuário entra no site da imobiliária, é possível fisgá-lo no momento propício, ou seja, convidá-lo para um bate-papo em tempo real. Há também a opção de que o próprio usuário inicie a conversa, desde que preencha um pequeno cadastro. E isso significa que antes mesmo de iniciar o contato, você já terá informações essenciais.
Outra vantagem do recurso atendimento online é a gestão dos relacionamentos com clientes ao longo do tempo. Mesmo que no primeiro momento o usuário não esteja pronto para comprar, é fundamental manter o contato para transformar oportunidades em vendas. Se o problema é a queda nas vendas, agendar visitas está no leque de soluções. O corretor pode utilizar o chat para criar oportunidades de visitas e demais agendamentos.
2. Altos custos com telefonia
Os meios de comunicação são a base da atuação do corretor de imóveis e são os principais custos fixos das imobiliárias. Há algum tempo, toda a comunicação era realizada via telefone ou pessoalmente. Entretanto, houve uma mudança nos hábitos dos consumidores como consequência à evolução da tecnologia, fato que também afetou o diálogo entre corretores de imóveis e clientes.
O atendimento online, portanto, passou a ser uma alternativa aos altos custos da telefonia e ganhou a preferência de grande parte dos consumidores. De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 92% dos usuários consideram o chat uma boa forma de comunicação.
E além de simplificar a comunicação, optar pelo atendimento online vai reduzir os gastos com telefonia e, consequentemente, reduzir o custo de aquisição de cliente.
3. Pouco engajamento e proximidade com o consumidor
Construir um relacionamento que envolva o cliente é um grande desafio para qualquer profissional. E o chat ajuda exatamente nisso: criar proximidade com o consumidor gerando a sensação 24/7. Ou seja, é como se o usuário soubesse que toda vez que precisar de ajuda, terá o corretor disponível.
Quando o corretor está online, recebe alerta de que houve a interação. E mesmo quando o corretor não está online, a mensagem é arquivada para ser respondida depois no menor tempo possível.
Essa disponibilidade ajuda a gerar engajamento e proximidade, que se traduzem em credibilidade e confiança, fundamentais para o fechamento de um negócio.
4. Falhas de comunicação
Sabe aquele telefonema que você precisava dar, o e-mail que leu mas esqueceu de responder? Essas falhas podem ser o motivo da perda de uma venda! E além disso, outro fator que pesa bastante é o ruído na comunicação, a velha história do telefone sem fio. E ainda, com vários contatos na carteira, o corretor pode acabar se confundindo e/ou esquecendo informações vitais para o negócio.
Já o atendimento virtual proporciona um canal de contato rápido e seguro entre o cliente e o corretor. Além de ser flexível, o recurso torna a negociação mais ágil e segura, já que todo o histórico de conversas fica registrado. Desse modo, o corretor e o gerente da equipe podem consultar informações e detalhes da conversa quando necessário.
O registro também pode ser utilizado como auxílio na seleção de imóveis. O fato é que uma comunicação eficiente é premissa de resultados positivos.
5. Falta de informação sobre consumidores
Conhecer o perfil do cliente deve ser uma regra no cotidiano dos corretores. Afinal, se você não sabe para quem vai vender, como vai vender? E nesse caso o chat é uma excelente ferramenta para fazer a sondagem, ou seja, uma investigação do cliente.
Por exemplo, durante a conversa é possível descobrir por que e para que o usuário está buscando um imóvel, preferência pela forma de pagamento, há quanto tempo procura o imóvel, se existe real interesse de comprar ou não, etc.
A informação sobre o consumidor é a base para a seleção de ofertas mais relevantes e para mostrar ao cliente que você não está apenas querendo vender qualquer imóvel, mas o melhor imóvel de acordo com necessidades e anseios dele.
6. Poucos leads na base
Se o problema é a falta de contatos na carteira, o combo site integrado com sistema imobiliário e atendimento online pode ser de grande ajuda. É muito comum que os usuários naveguem por várias páginas, mas sem concluir a conversão. Ou seja, sem entrar em contato com a imobiliária ou corretor – por uma série de motivos.
No entanto, ao implementar o atendimento online, os visitantes poderão se transformar em leads, oportunidades e clientes com mais facilidade. E a ideia da “captura online” aqui é bastante simples: acelerar o processo de compra do consumidor. Isto é, avança-los para a próxima fase de modo que a simples atenção em tempo real substitua todo um consumo de informações que demoraria muito mais através de outros canais.
E como isso funciona? Assim que um usuário entra no site da imobiliária, o mesmo pode solicitar o atendimento online, apenas precisando preencher um pequeno formulário, este cujas informações solicitadas, como e-mail ou telefone por exemplo, já são o essencial para o corretor iniciar o trabalho de marketing de relacionamento.
Além disso, com uma boa ferramenta de atendimento online, você consegue visualizar por onde o lead está navegando, o que sempre ajuda a iniciar uma conversa de maneira mais assertiva.
7. Falta de tempo para atendimento
Agilizar o processo de atendimento significa otimizar o tempo e aumentar a produtividade. Para isso, o recurso de atendimento online é extremamente útil, já que possibilita o atendimento de diversos clientes ao mesmo tempo, o que não seria possível em um atendimento via telefone.
Mas e se o corretor está ocupado ou em campo? O sistema envia um sinal a cada envio de mensagem, o que diminui o tempo de resposta e a chance de o corretor esquecer o cliente. E além disso, ainda há a possibilidade de cadastrar mensagens prontas padronizadas, diminuindo o tempo de resposta e otimizando o atendimento.
Conclusão
Você provavelmente se identificou com algum desses problemas, não é mesmo? E se existe uma solução efetiva para esses desafios, por que não utilizá-la?
O atendimento online deixou de ser uma novidade na área e passou a ser um recurso indispensável no mercado imobiliário. Ter apenas visitas no seu website não é garantia de nada. Então por que não transformá-las em potenciais clientes? Deixe seu comentário!
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À frente, corretores!