Os consumidores querem respostas e as querem rapidamente. Por causa disso, o atendimento online está conquistando espaço em empresas dos mais diversos setores e portes. De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 92% dos usuários consideram o chat uma boa forma de comunicação, o que tem impulsionado a adoção desse recurso por empresas e profissionais que buscam atendimento de excelência.
O atendimento virtual é mais um canal de contato entre o cliente e o corretor e está, aos poucos, superando outros canais. Por ser online, um dos maiores benefícios está na flexibilidade da forma de atendimento, já que permite a comunicação de qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer dispositivo – desde que haja acesso à internet.
Como a busca por imóveis na internet já é um fato e não mais uma tendência, as imobiliárias têm corrido contra o tempo para se adequar a essa nova realidade. Afinal, se você não está ouvindo o que esses usuários em busca de um imóvel têm a dizer, certamente está perdendo muitos clientes!
Mas para ouvi-los, é necessário implementar uma solução que permita uma interação fluida, ágil e simples. E nesse ponto, você pode estar se perguntando como escolher a solução mais adequada para seu negócio imobiliário. É exatamente isso que você irá encontrar neste post.
Por que os recursos indispensáveis podem fazer a diferença
Existem diversos modelos de chat online (também chamados de corretor online), mas todos eles devem ter a mesma função: facilitar e incentivar a interação entre usuário/cliente e empresa/corretor. Acontece que nem sempre é assim. Há soluções no mercado que não condizem com a realidade do que o ambiente digital possibilita, e assim acabam tornando a ferramenta/módulo de atendimento online apenas mais um gasto.
No entanto existem os recursos que são indispensáveis em uma ferramenta/módulo de chat online e que farão a diferença na hora que a aplicação começar a ser utilizada. Uma solução ótima significa aquela que consegue resolver problemas reais e não apenas “melhorar as coisas”.
Por isso, tanto faz se o software imobiliário é mais abrangente ou focado, a questão é que existe uma combinação mínima em termos de quantidade e qualidade de recursos que você deve buscar se quiser fazer valer o investimento.
A seguir um conjunto dos recursos que são unanimemente indispensáveis para uma solução da categoria ser considerada ótima. E o parâmetro ótima não é à toa, pois são esses recursos que farão você e/ou sua equipe otimizar o atendimento e aumentar a produtividade.
E o resultado você pode imaginar: mais leads, mais oportunidades e, consequentemente, mais negócios fechados e clientes satisfeitos!
1. Live chat
Essa ferramenta é primordial. Como o chat é em tempo real, o corretor pode enviar informações (como imagens, dimensões, planta baixa) para o seu cliente sobre determinado imóvel rapidamente, podendo inclusive enviar imagens.
Ninguém quer esperar muito tempo para receber uma resposta quando está navegando na internet, sobretudo quando está pesquisando um imóvel. Se isso acontece, o usuário acaba deixando seu site e continuando a busca em um site concorrente que atende prontamente o pedido.
Por isso, o recurso de bate-papo em tempo real é tão importante, já que estar disponível na hora em que o usuário precisa, para a maioria das pessoas, é mais que obrigação.
2. Alerta sonoro e visual
Realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode gerar grandes confusões. Por isso, procure uma solução em que o atendimento seja simples, efetivo e intuitivo.
A emissão de um alerta sonoro e visual, por exemplo, é fundamental para corretores que geralmente estão em campo, quando não estão atendendo a mais de um cliente ao mesmo tempo. Ao receber um sinal a cada envio de mensagem, o cliente não precisará esperar muito para que o corretor responda.
Além disso, a chance de esquecimento do cliente quando o corretor está em campo ou falando com múltiplos usuários é muito menor.
3. Cadastro de mensagens padrão
Todo corretor busca agilizar o processo de atendimento, já que ao otimizar o tempo, aumenta-se a produtividade e, claro, o número de possibilidades de fechar negócio.
Por isso, recomendamos buscar uma ferramenta que possibilite o pré-cadastro de mensagens padronizadas, já que isso facilita e agiliza o atendimento e tempo de resposta, gerando uma grande produtividade.
Sabe quando você entra em um site e aparece uma janelinha com alguma mensagem de boas-vindas e se oferecendo para ajudar? Na verdade, aquilo é um software de respostas automáticas (conhecido como chatbot). A aplicação é programada para executar tarefas pré-definidas, gerenciando tarefas com base em cada input/inserção de dados.
E no caso do atendimento online de imobiliárias, assim que o usuário interage, o corretor pode ser avisado e iniciar a conversa.
4. Segmentação de cadastros
O módulo precisa facilitar os processos da imobiliária. Uma ferramenta que possibilite a definição dos assuntos do formulário inicial, permite a segmentação das vendas por área, como a de locação.
Assim, se um corretor cuida apenas de vendas, não vai atender clientes que estão em busca de locação e vice-versa.
5. Registro das conversas
Uma ótima solução de atendimento online registra as conversas e negociações realizadas pelo chat. Assim, o corretor ou gerente da equipe pode consultar informações e detalhes da conversa quando precisarem.
Este histórico pode auxiliar tanto na negociação quanto em futuras conversas, já que é possível analisar o comportamento dos usuários e do próprio corretor.
6. Níveis de acesso
Procure um por um sistema ou módulo de atendimento online com recurso de definição das permissões segundo parâmetros.
Assim, é possível determinar qual corretor poderá realizar os atendimentos, quem terá acesso aos históricos das conversas, análise de estatísticas, entre outras funcionalidades.
7. Usuários online
Uma ferramenta deve mostrar a quantidade de pessoas que estão acessando o seu site imobiliário e também a localização (via IP). Dessa forma, é possível inclusive monitorar o horário de maior acesso, o alcance da marca em números e geograficamente, e utilizar esses dados para otimizar conversões futuras.
8. Integração com a base de imóveis e clientes
A solução de atendimento online não pode se restringir apenas ao chat online, já que a gestão completa da base de imóveis e clientes (cadastro de dados, armazenamento de fotos e vídeos, informações segmentadas, histórico de ações etc.) é fundamental para um bom atendimento.
Só com essa gestão o corretor de imóveis saberá exatamente aquilo que ele tem e/ou não tem em sua base, oferecendo as melhores opções de negócio em tempo real.
9. Responsividade e mobilidade
Toda plataforma digital deve oferecer acesso ao seu negócio a qualquer hora, a qualquer lugar e por qualquer dispositivo. E isso significa que a aplicação deve funcionar na nuvem.
A tecnologia Cloud Computing armazena todos os dados na nuvem e permite o acesso praticamente de modo ilimitado.
A responsividade (capacidade de uma aplicação ser responsiva) também é um fator muito importante, já que a aplicação deve rodar em todos os formatos de telas e aparelhos se você não quiser clientes insatisfeitos.
A responsividade e a mobilidade são extremamente importantes no suporte ao cliente, já que a navegação no site deve ser intuitiva e fluida. Ninguém quer abrir um site no smartphone e não ter a mesma experiência que teria em um desktop, por exemplo.
Conclusão
Se existem soluções como essa para facilitar a vida dos corretores de imóveis no meio digital, por que não utilizá-la? Sobretudo, por que já não utilizar uma solução realmente eficaz? Afinal, escolher a solução de atendimento online ideal pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua venda de imóveis através da internet.
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À frente, corretores!