Escolher um software de Atendimento Online ideal para o seu negócio imobiliário a princípio pode parecer uma tarefa simples, afinal qual pode ser a dificuldade de avaliar as vantagens e benefícios das principais ferramentas do mercado? Pois uma vez que você entenda quais dos seus problemas cada software de Atendimento Online resolve e como você efetivamente pode utilizá-los para converter mais clientes potenciais, então fica mais fácil decidir em qual investir. Bom, isso ao menos na teoria.
Mas o detalhe é que na prática as coisas são um pouco diferentes, e o que parece fácil não é tão simples assim. Por exemplo, você precisa de tempo para testar uma ferramenta até descobrir o quão bem ela funciona, o que no caso de um software de Atendimento Online significa efetivamente capturar clientes potenciais em tempo real, melhorar a experiência de compra do imóvel para o consumidor e ajudar a resolver problemas cruciais do negócio imobiliário.
E é justamente para apoiá-lo nessa fase de experimentação e descoberta que no post de hoje vamos apresentar e explanar as 4 Perguntas que você deve fazer antes de escolher o software de Atendimento Online ideal para o seu negócio imobiliário. Confira!
O que faz um software de Atendimento Online?
Já escrevemos anteriormente um post bem completo aqui no blog da Rankim sobre o que é, como funciona e quais os principais benefícios do Atendimento Online para o corretor de imóveis. Mas se o seu negócio ainda está explorando essa solução, então é sempre válido lembrar: o Atendimento Online é uma espécie de chat virtual que é integrado ao site de sua imobiliária e que serve para facilitar e incentivar a interação entre usuário e empresa, isto é, um bate papo para tirar dúvidas em tempo real sobre os imóveis aos quais o cliente potencial tem interesse – o que, segundo pesquisas, aumenta em 30% as chances de venda.
As principais ações e/ou etapas as quais o Atendimento Online integrado a sites imobiliários executa/facilita:
- Apresentação: quando o corretor atende prontamente ao cliente, assim que o bate papo é solicitado;
- Sondagem: etapa em que se faz a investigação do cliente. Sem ser invasivo, o corretor descobre a finalidade pela qual o usuário está buscando um imóvel;
- Identificação das necessidades: ao saber o que o cliente quer, o corretor o conduz às oferta que lhe sejam mais relevantes;
- Agendamento de visitas: antes de tentar vender, o corretor estimula a visita aos imóveis ofertados;
- Finalização: é o momento mais adequado para pedir dados pessoais. E depois disso, é recomendável que as ofertas sejam enviadas por e-mail para o usuário.
Como escolher um software de Atendimento Online para o seu negócio?
Na hora de efetivamente escolher uma solução de Atendimento Online é preciso já ter entendido alguns pontos importantes. E um deles é que, como citado anteriormente, toda solução oferece o chat integrado ao site da imobiliária como “front-end”, onde a ferramenta aparece para o usuário final como um janela de bate papo, e ao mesmo tempo também oferece um módulo de controle como “back-end”, que é nada menos que o sistema de gerenciamento para o corretor.
E outro ponto importante a ser entendido é que existem softwares especializados no recurso de Atendimento Online, estes que por um lado focam apenas nessa função específica e não possuem recursos desnecessários, mas por outro lado servem para quaisquer segmentos e não necessariamente são voltados para o mercado imobiliário.
E da mesma forma que, em contraponto, há os softwares abrangentes e completos, estes verdadeiras plataformas 100% focadas no mercado imobiliário e que têm o Atendimento Online como mais um de seus módulos, e portanto não se reduzindo ao mesmo, mas agregando valor com ele também.
Entender estes pontos é o mínimo para fazer a escolha certa – seja ela por um software focado e enxuto ou por um software abrangente e completo. Mas para ir do mínimo ao máximo, isto é, acertar em cheio na escolha do software de Atendimento Online ideal para o seu negócio imobiliário, então o importante mesmo é fazer as perguntas certas, conforme apresentado e explanado a seguir.
Pergunta #1: O software efetivamente aumenta a captura de clientes potenciais em tempo real?
Um dos principais diferenciais do Atendimento Online em detrimento de outros métodos e canais de comunicação com os clientes potenciais do mercado imobiliário é justamente a sua capacidade de nutrição em tempo real, ou seja, oferecer informações valiosas para tirar dúvidas, fazer recomendações, estimular desejos, propiciar ações etc.
E na prática isso significa nada menos que “pegar o usuário pela mão” e leva-lo até a próxima etapa da jornada de compra do imóvel, o que é sinônimo de usar o Atendimento Online para: converter visitantes em leads; transformar leads em oportunidades; vender imóveis para oportunidades convertendo-as em clientes; e finalmente, promover novos clientes transformando-os em consumidores fiéis e fãs da marca.
E segundo pesquisas, um bom software de Atendimento Online é capaz de propiciar um crescimento de até 30% em todas as taxas de conversão para essas etapas do funil de clientes. Então aqui o que importa mesmo é saber: o software que você está avaliando realmente proporciona a captura de clientes potenciais em tempo real? Ele vai aumentar as taxas de conversões de Marketing e Vendas? É possível testá-lo e/ou há depoimentos comprovando os resultados? Aqui não há espaço para enrolação, nem para condicionais, tampouco para ferramentas limitadas. É preciso avaliar resultados!
Neste post há mais informações sobre como não desperdiçar conversões captando leads em tempo real.
Pergunta #2: O software realmente melhora a experiência de compra do imóvel para o consumidor?
Avaliar a eficácia de um software de Atendimento Online a partir dos resultados que o mesmo propicia é realmente essencial. Porém, nenhuma solução da categoria pode garantir uma alta taxa de conversão se igualmente não propiciar uma ótima experiência de compra de imóveis para o consumidor. E neste ponto vale considerar tudo: estrutura, aparência, conteúdo etc.
Por exemplo, imagine que estranho pode ser para o seu cliente potencial, ao entrar no site da sua imobiliária, deparar-se com um chat deslocado, travado, ofuscante, ruidoso, limitado e com todo tipo de má configuração. E o pior, nada disso podendo ser personalizado por você, assim dificultando que o atendimento fosse feito da melhor maneira possível. Seria uma tremenda bola fora, hein?
Então aqui é importante avaliar se o software realmente melhora a experiência de compra, o que inclui facilitar a busca por imóveis no pré-venda, a transação imobiliária na venda e as orientações finais no pós-venda. Sobretudo, aqui o que importa mesmo é saber: o software que você está avaliando é altamente configurável? Ele possui predefinições? E pode ser personalizado? Pois aqui não se pode escolher um software “às cegas”, apenas visando grandes resultados, mas sem pensar na experiência do cliente final.
Neste post há mais informações sobre como garantir uma excelente experiência de compra do imóvel para o cliente.
Pergunta #3: O software ajuda, de fato, a resolver problemas cruciais do negócio imobiliário?
Preocupar-se com a experiência de compra do consumidor imobiliário é, sem dúvida, uma prioridade para qualquer software de Atendimento Online. Porém, não muito menos importante é a resolução dos problemas do próprio corretor em seu negócio imobiliário. E é justamente aí que uma ótima solução mostra a sua capacidade: matando vários coelhos com uma cajadada só.
Afinal, para justificar o investimento em um novo método/canal de comunicação com os clientes potenciais, é preciso esperar mais que apenas deixá-los felizes. Ou seja, um bom software de Atendimento Online precisa ser um kit de soluções.
Logo, o importante aqui é saber: o software que você está avaliando é eficiente o bastante para concentrar toda a comunicação instantânea em si mesmo e assim dispensar retrabalho com outros canais? Ele é rápido e seguro a ponto de tornar a negociação mais ágil e assertiva com o consumidor? E faz integração com demais recursos para enriquecer ainda mais o atendimento ao cliente? Verificar tais pontos é fundamental para escolher a ferramenta ideal, o que inclui resolver problemas cruciais do seu negócio imobiliário.
Neste post há mais informações sobre os principais problemas que um bom software de Atendimento Online resolve.
Pergunta #4: O software verdadeiramente oferece mais e melhores benefícios que outras opções?
Se no processo de avaliação para a escolha do software de Atendimento Online ideal para o seu negócio, todas as opções em questão se saíram bem até aqui, então certamente que o “critério de desempate” é fazer um balanço das vantagens e benefícios que os mesmos oferecem. Isto é, descobrir quem agrega mais valor pelo melhor custo.
Portanto o importante aqui é saber: o software oferece chat realmente ao vivo ou é mensagem com atraso? Tem alerta sonoro e visual? Possibilita o cadastro de mensagens padrão no melhor estilo chatbot? Permite a segmentação de cadastros? Faz registro das conversas? Tem níveis de acesso? Mostra usuários online? Atende vários clientes ao mesmo tempo? Faz integração com a base de imóveis e clientes? Usa tecnologia de computação em nuvem? É responsivo e/ou tem versão para mobile? Aqui é pura e simplesmente um comparativo de recursos, sendo a escolha ideal o software que oferecer a melhor relação custo/benefício, naturalmente.
Neste post há mais informações sobre os recursos que uma ótima solução de Atendimento Online deve ter.
Conclusão
Definitivamente nenhum corretor de imóveis à frente tem tempo, esforço e dinheiro a perder! E exatamente por isso que na hora de escolher o software de Atendimento Online ideal para o seu negócio imobiliário, é preciso saber como avaliar as opções disponíveis, sobretudo é imprescindível fazer as perguntas que extraiam as informações mais relevantes.
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À frente, corretores!