Há menos de 20 anos, os corretores contavam apenas com o telefone, com a sola do sapato e com os anúncios nos jornais para captar clientes e imóveis. Apresentações, tabelas e simulações de propostas eram entregues somente em papel, pessoalmente ou via correio. O máximo da facilidade era poder utilizar o velho aparelho de fax para enviar algum documento.
Felizmente, esta realidade mudou radicalmente e todas as necessidades de atendimento do cliente passaram a contar com os recursos tecnológicos, que foram favorecidos ainda mais pela popularização das redes sociais e com a possibilidade de acesso às informações a partir de dispositivos móveis.
Com isso, hoje, como em qualquer segmento, o mercado imobiliário e a internet se tornaram inseparáveis.
Neste post, vamos apresentar 9 dicas de uso da internet para favorecer os negócios imobiliários. Confira:
1 – Obtenha conhecimento
Não tenha dúvidas de que o conhecimento é uma base sólida para que o sucesso possa ser alcançado. De fato, você pode até ser um bom conhecedor dos vários recursos que a internet é capaz de oferecer. Mas, será que você conhece tão bem todas as ferramentas ao ponto de saber explorá-las ao máximo?
Portanto, procure realizar cursos e treinamentos voltados para as técnicas de uso das ferramentas que a internet oferece. Muitos deles estão disponíveis inclusive pela própria web.
2 – Segmente o seu público-alvo
As possibilidades da internet são ilimitadas. Contudo, em um universo tão grande e abrangente, se você não criar focos específicos, possivelmente obterá resultados muito limitados, se eles surgirem.
Portanto, é fundamental que você trace os perfis dos tipos de públicos que deseja atender e projete as suas demais ações de acordo com eles. Por exemplo, diferencie suas ações e campanhas entre pessoas que pretendem alugar e aquelas que querem comprar um apartamento.
3 – Crie uma página no Facebook e divulgue-a
Não é raro o corretor ter um perfil pessoal no Facebook e, por meio dele, entre as fotos do final de semana, publica ofertas imobiliárias ou necessidades de captação. Se você age assim, entre os amigos da rede, eventualmente você pode até encontrar quem esteja comprando ou vendendo um imóvel, o que não invalida de todo a iniciativa. Contudo, você encontrará sucesso muito maior se profissionalizar sua presença no Facebook.
Para tanto, comece criando uma página onde serão publicadas apenas informações e imagens relativas ao seu negócio imobiliário. Para começar, convide os seus amigos do Facebook para curtirem a página, mas não fique só nisso. Afinal, 1.000 ou 2.000 curtidas representa sucesso na promoção da página junto ao seu público direto, mas não representa que você obterá sucesso nos negócios.
Sendo assim, invista na promoção da página, buscando curtidas além do seu público. Faça esse investimento de maneira racional, definindo um orçamento que seja compatível com a sua capacidade de pagamento, e distribua a verba de promoção de maneira bastante cuidadosa.
4 – Invista na divulgação das ofertas e das demandas
Parte daquele orçamento de divulgação da página ou uma verba exclusiva você deve reservar para promover ofertas e demandas específicas. Por exemplo, suponha que você captou um determinado imóvel que merece muito ser divulgado e que já tem as informações sobre ele, incluindo fotografias. Publicar estas informações na sua página do Facebook e investir na propagação delas pode gerar um resultado muito positivo.
5 – Crie um site
Os sites hoje são fundamentais para que alguém esteja presente na internet de maneira consistente. Nele, você poderá não só apresentar suas ofertas e demandas como também expor quais são as suas áreas de atuação e experiência profissional, além de criar um canal de contato com potenciais compradores e vendedores.
Contudo, como a primeira impressão é a que fica, cuide para registrar um domínio de fácil assimilação e para que o site seja preparado de maneira profissional.
Não se esqueça de integrar o seu site ao Facebook e demais redes sociais, e também cuide para que ele seja responsivo de maneira a se tornar visível a partir de todos os sistemas operacionais, considerando que hoje grande parte dos acessos à internet é feito por meio de dispositivos móveis.
6 – Tenha uma conta de e-mail com a extensão do seu site
Realmente, é bastante prático usar as contas de e-mail gratuitas do Google, Yahoo ou do Outlook. Você também pode usar uma conta da imobiliária à qual eventualmente você esteja associado. Porém, considerando que você investiu na criação de um site, o que requer um domínio próprio, ter uma conta de e-mail do tipo “seunome@seudominio.com.br” certamente criará uma imagem mais profissional e que será bastante favorável à sua atuação perante a clientela.
7 – Invista no Google Adwords
Investir no Google Adwords melhora, e muito, a visibilidade do seu site, que pode aparecer em anúncios em outros sites. Inclua esse investimento no seu orçamento total, que é relativamente mais barato do que as formas de marketing e divulgação de campanhas tradicionais. Além disso, a partir dessa estratégia, você consegue segmentar o público que você deseja atingir.
Também se dedique a melhorar o posicionamento do seu site em buscadores, como o Google. Para tanto, seu site deve ser responsivo, passar credibilidade para o leitor, fazer uso de palavras-chave específicas, dentre outras características.
8 – Crie um blog e produza conteúdo de qualidade
Quem tem interesse ou necessidade de interagir com o mercado imobiliário nem sempre está buscando apenas informações específicas sobre compradores ou imóveis que estejam em oferta. Um mundo de outras informações que orbitam as transações imobiliárias também atraem essas pessoas. Por exemplo, é interessante demonstrar conhecimento sobre financiamento, documentação, tendências de valorização ou de desvalorização em determinados nichos, dentre tantos outros assuntos.
Sendo assim, com base no seu próprio conhecimento e em pesquisas, gere um conteúdo consistente para o seu blog, integre-o ao seu site e divulgue-o pelo Facebook. Na divulgação pelo Facebook você pode criar sínteses das informações contidas no blog, o que tem forte capacidade de atração.
Através da produção desse conteúdo de qualidade, você educará o seu leitor e passando credibilidade, de modo a se tornar uma referência para ele.
9 – Crie um canal no YouTube
Uma pesquisa realizada pelo Ibope constatou que 64% das pessoas que procuram imóveis acessam o YouTube em busca de informações. Este número torna bastante interessante a manutenção de um canal no site, por onde você poderá apresentar vídeos das suas ofertas. Eventualmente, se você for um bom comunicador, pode até produzir vídeos com informações diversas sobre o mercado imobiliário, o que será útil para gerar acessos e captar clientes.
Seguindo estas dicas e explorando todo o potencial de trabalho que você possui, estamos certos de que você ganhará dinheiro com o mercado imobiliário utilizando a internet.
Agora que você já sabe como ganhar dinheiro na internet com o mercado imobiliário, confira 4 dicas para entender melhor as necessidades dos seus clientes!
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