6 truques infalíveis para vender o seu apartamento usado rapidamente

6 truques infalíveis para vender o seu apartamento usado rapidamente

A quantidade de apartamentos de todos os tipos e tamanhos que hoje estão disponíveis para venda no mercado é bastante elevada. Com isso, o comprador encontra uma gama enorme de opções, o que exige que o vendedor que deseja dar agilidade a uma venda procure facilitar ao máximo a negociação.

Ao mesmo tempo, ele deve tomar alguns cuidados preliminares e criar diferenciais que sejam capazes de cativar o interesse dos possíveis compradores. Sendo assim, criamos este post com 6 truques para quem deseja vender apartamentos mais rapidamente. Confira!

Mantenha o imóvel apresentável

A primeira impressão é a que fica — e essa máxima é de extremo valor para o mercado imobiliário. Afinal, quando uma pessoa chega a um apartamento sujo, com a pintura descascando, os pisos mal tratados e com aspecto de desleixo, ela se torna mais propensa a criar objeções. Por outro lado, se tudo está em ordem, com aspecto agradável, a predisposição para negociar é muito maior.

Portanto, a primeira providência é manter tudo limpo e organizado. Cuide para que a pintura esteja nova, os pisos bem cuidados e todas as instalações elétricas e hidráulicas, armários, portas e janelas, funcionando perfeitamente.

Se o imóvel estiver desocupado, é essencial fazer uma faxina periódica, a fim de tirar a poeira e abrir as janelas, para arejar. Se estiver ocupado, a organização dos cômodos também é fundamental. Imagine se você chega para visitar um apartamento e encontra tudo fora do lugar, com roupas jogadas sobre as camas e o banheiro sujo. Provavelmente, com o incômodo da bagunça, você deixará de observar os aspectos positivos do imóvel.

Além da organização e da limpeza, em alguns casos, vale até a pena investir em uma reforma, criando determinados diferenciais que possam melhorar a aparência e a funcionalidade do imóvel.

Cobre um preço justo

Atualmente, os preços dos imóveis em todo o Brasil estão sofrendo um realinhamento, com tendência de baixa, o que exige que você faça uma pesquisa sobre os valores que estão sendo praticados na região onde está localizado o apartamento.

Isso não significa que você tenha que colocar o valor do imóvel mais baixo do que os outros — principalmente se ele estiver em condições melhores do que as demais ofertas. Por outro lado, se ele estiver muito mais caros do que os similares da região, com certeza entrará para a lista dos encalhados.

Então, uma boa pesquisa permitirá que você encontre um preço médio, que torne a sua oferta compatível com as demais existentes.

Seja flexível na negociação

Um vendedor que não aceita ouvir ofertas relacionadas ao preço e às condições de pagamento certamente terá menores chances de obter sucesso. Porém, quem flexibiliza as opções de pagamento costuma criar alternativas para o comprador, o que facilitar a negociação.

Há propostas que incluem carros ou outros bens como parte de pagamento, por exemplo. Se você tiver disposição para aceitá-las, com certeza aumentará as chances de vender mais rápido.

Mas, só faça isso com total segurança e tomando o cuidado para que as negociações sejam realizadas considerando valores justos e garantias reais para as duas partes. Se você for criar parcelamentos, procure garantir que os pagamentos sejam feitos nos dias combinados.

Tenha toda a documentação em dia

Não há nada mais frustrante para um comprador do que encontrar o imóvel dos sonhos, pelo preço que pode pagar e com as melhores condições possíveis, mas não conseguir sacramentar a negociação por causa de uma documentação irregular. Por isso, quem deseja vender um imóvel com rapidez precisa manter toda a documentação em ordem.

Divulgue em várias plataformas

De nada adianta você cumprir todas essas etapas se não fizer uma boa divulgação do seu imóvel. Portanto, utilize todos os meios possíveis, inclusive disponíveis on-line, para tornar o seu imóvel conhecido no mercado.

Procure uma boa assessoria

O mercado imobiliário tem algumas particularidades que um bom corretor pode te ajudar nesse processo. Além disso, por meio de uma assessoria imobiliária adequada, todas essas questões apresentadas aqui serão assimiladas e resolvidas com mais facilidade.

Gostou do conteúdo? Então confira este post sobre o novo comportamento do consumidor de imóveis!

Share this