4 simuladores de custo de obras para um planejamento eficaz

4 simuladores de custo de obras para um planejamento eficaz

Quem pretende fazer melhorias no imóvel ou construir uma casa sabe que é preciso desembolsar uma boa quantia de dinheiro na obra. Por mais que os reparos e edificações sejam conduzidos por profissionais especializados, cabe ao morador comprar os materiais na quantidade certa, evitando desperdícios e gastos adicionais.

Nessa hora, vale a pena recorrer aos simuladores de custo de obra. São programas gratuitos, disponíveis na internet, que estimam o preço final de uma reforma ou construção. Em alguns casos, eles ajudam a montar a lista de compras, facilitando, e muito, a vida de qualquer pessoa. Descubra, a seguir, quais são e como eles funcionam!

1. Arquitecasa Inteligência

Completo e bastante específico, o programa realiza os cálculos da obra com base nas melhorias que o morador deseja fazer em cada cômodo. Por isso, pode ser uma ótima ferramenta para quem planeja reformar um ou outro ambiente — e não o imóvel todo.

Também é possível realizar simulações para construir uma casa. Nesse caso, será preciso incluir dados mais técnicos, como área do pavimento, pé-direito, área a ser construída, etc.

Em ambos os casos, o usuário recebe um relatório contendo a lista de materiais necessários e custo estimado com compras e mão de obra.

2. Click Reforma

Simples e de fácil utilização, o site realiza o cálculo de cada etapa da obra — da preparação do terreno aos serviços complementares — levando em conta apenas três dados fornecidos pelo usuário. São eles:

  • Padrão construtivo da obra (alto, médio ou popular).
  • Custo médio da obra por metro quadrado (o próprio site dá uma estimativa, com base no padrão escolhido).
  • Área a ser construída.

Essa ferramenta pode ser mais interessante para quem pretende construir um imóvel, já que o custo total inclui gastos com fundação, alicerces e estruturas, que não interessam tanto para quem pretende apenas reformar.

3. Custo de obra

A calculadora disponível neste site é muito semelhante à do Click Reforma. Seu diferencial consiste em realizar as estimativas de acordo com o estado onde o usuário reside — já que os preços podem variar muito de região para região.

Para ser mais específico, o simulador solicita informações sobre o padrão de acabamento, o nível de mão de obra exigida e até mesmo o mobiliário. É possível classificá-los em simples, médio ou luxo para obter o custo total.

4. Casa Viva

Esse simulador exige apenas que o dono do imóvel seja mais específico com a metragem dos cômodos, ou seja, em vez de informar a área completa, é preciso incluir o comprimento, a altura e a largura de cada ambiente.

O usuário deve preencher o formulário com esses dados e ainda fornecer informações sobre o acabamento desejado. Na sequência, o site lista os materiais necessários para a obra e o custo final.

A única desvantagem dessa ferramenta é que o preço é estimado em euro, moeda que circula no país que hospeda o site (Portugal). De qualquer forma, vale a pena utilizá-lo para efeito de comparação e organização das compras.

Com a ajuda desses simuladores de custo de obra, esperamos que você consiga planejar a reforma ou construção da casa sem dor de cabeça.

Compartilhe conosco seus planos ou dúvidas a respeito do seu imóvel nos comentários!

4 comentários sobre “4 simuladores de custo de obras para um planejamento eficaz

    • Discordo! Superfaturou minha obra em 52% e inventou inúmeras despesas e até contribuição chegando a um total de 311%.
      Dá para eu construir 3 casas neste valor.

      • obrigado, agora é só eu dividir por 3 que vou ter o resultado verdadeiro de gastos kkkkk, também achei que superfaturou na minha, só nao sabia quanto.

Os comentários estão encerrados

Share this