Afinal, qual é a melhor opção: comprar ou alugar casa de praia?

Afinal, qual é a melhor opção: comprar ou alugar casa de praia?

Atualmente, com o estresse vivido no dia a dia dos grandes centros urbanos brasileiros, boa parte das pessoas não vê a hora de tirar férias ou ao menos curtir alguns dias de folga no litoral. Dentro desse contexto, procurar por uma casa de praia é uma opção tentadora.

Existem maneiras diferentes de usufruir desse tipo de propriedade. Enquanto uns preferem partir direito para as negociações de compra, outros acham que alugar por temporada é uma alternativa mais inteligente e econômica.

Afinal, quer descobrir qual é a melhor opção? Então confira o conteúdo a seguir e prepare-se para descansar!

Vantagens de comprar uma casa de praia

Personalização

Uma das grandes vantagens de comprar uma casa de veraneio é que a propriedade é sua. Com isso, além de usar quando você bem entender, é possível personalizar a unidade de acordo com as suas preferências e as necessidades de utilização da sua família e dos seus amigos.

Você pode, por exemplo, investir em um conceito amplo com cozinha americana. Se a parte estrutural permitir, é viável fazer adaptações como uma suíte máster ou uma área específica para animais de estimação ou até mesmo uma horta. Sendo o dono, você faz o que desejar, sem ter que dar satisfações.

Geração de patrimônio

Outra vantagem de comprar uma casa de veraneio é que você estará gerando patrimônio. Poucas pessoas pensam nisso, mas é possível ganhar um bom dinheiro com esse tipo de propriedade.

Você pode inverter os papéis e, em vez de ser o locador de uma unidade de veraneio, se tornar o locatário, tirando uma boa quantia em feriados e datas festivas em que não utilizar o imóvel, por exemplo.

Desvantagens de comprar uma casa de praia

Preço elevado

A grande desvantagem de comprar uma casa de veraneio é que você precisará dispender uma grande quantia para a aquisição. Mesmo que você ache uma boa oportunidade, o preço de um imóvel é alto e você só deve fazer esse investimento se estiver completamente seguro das suas possibilidades financeiras.

Gastos constantes

Outro ponto que faz com que muitas pessoas desistam de comprar uma casa de veraneio é que elas exigem muita manutenção. Além das taxas como IPTU e condomínio, a areia e a própria maresia diminuem a vida útil de muitos utensílios e eletrodomésticos, especialmente os que possuem componentes metálicos. Esse gasto precisa entrar na conta antes de uma aquisição.

Vantagens de alugar uma casa de praia

Variabilidade

Quando você compra uma casa de veraneio, suas férias ficam mais limitadas ao local onde você adquiriu seu imóvel. Se sua opção for alugar, você pode variar e conhecer diversas partes do litoral, aumentando sua liberdade e conhecendo praias novas.

Custo menor

Quando você é apenas um inquilino, não precisa gastar nada com impostos, manutenção ou com a mobília. Você usufrui da propriedade dentro do que está acordado no contrato e não tem nenhuma preocupação extra com gastos.

Desvantagens de alugar uma casa de praia

Pouca liberdade

Quando você é um locatário, depende completamente da vontade do locador e das variações do mercado. Isso quer dizer que, por exemplo, se um local estiver na moda, o valor do aluguel pode ir às alturas.

Adaptações na propriedade e mudanças para adaptar melhor o lugar às suas necessidades e as da sua família também só podem ser feitas com consentimento do dono, o que nem sempre é fácil de ser conseguido.

Falta de retorno

Por fim, outra desvantagem de alugar uma casa de veraneio é que seu dinheiro não volta. Em uma eventual compra, ainda que seja necessário financiar, você sabe que aquela quantia está sendo utilizada para adquirir algo que será seu. No caso da locação, esse capital vai para o proprietário e você nunca mais o verá.

Decidiu qual é a melhor alternativa para o seu perfil? Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, mas uma delas é perfeita para você! Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a fazerem a melhor escolha sobre a casa de praia!

Share this