Captação de Imóveis: a importância da Avaliação de Imóveis

Captação de Imóveis: a importância da Avaliação de Imóveis

A avaliação de imóveis por si só é um dos pontos mais importantes durante todo o processo de captação de imóveis. Isto pois a nível de expectativas ela está para o proprietário do imóvel exatamente como a exclusividade está para o corretor de imóveis. Ou seja, assim como o auge da captação para o corretor é negociar a exclusividade para a comercialização do imóvel, o que faz justiça à priorização de seus esforços de vendas, o auge da captação para o proprietário é ter uma avaliação que valorize o seu imóvel, o que traz satisfação pessoal e financeira.

No entanto a avaliação de imóveis é um tema extremamente amplo, complexo e delicado. Amplo por que envolve uma série de conhecimentos e técnicas, dos teóricos aos práticos, da Engenharia à Arquitetura. Complexo justamente por que exige métodos e parâmetros que até não muito tempo atrás apenas engenheiros e arquitetos podiam executar uma avaliação, sendo que ao corretor de imóveis cabia apenas opinar – hoje o mesmo também já pode avaliar. E delicado por que no final das contas é uma questão de expectativas, principalmente por parte do cliente proprietário.

Assim as grandes questões iniciais sobre a avaliação de imóveis são: o que todo corretor de imóveis deve entender para oferecer uma avaliação minimamente viável durante um processo de captação de imóveis? E qual valor agregado deve possuir para oferecer uma avaliação de imóveis diferenciada e que portanto possa cobrar à parte e/ou mais caro por este serviço?

Baixar E-book Grátis - Captação de Imóveis

 

A importância da Avaliação de Imóveis no processo de captação de imóveis

Independentemente do tamanho do imóvel a ser avaliado ou mesmo do gabarito do corretor de imóveis, os 3 alicerces básicos de toda avaliação de imóveis são:

  • A maneira como o serviço é negociado – Valor Agregado Percebido:

    Como citamos anteriormente a avaliação de imóveis é um tema extremamente amplo, e que de tão abrangente é necessário fazer um curso à parte para se tornar especialista – este que é o divisor de águas entre oferecer e cobrar por um serviço diferenciado ou não.
    Porém o que acontece na prática é que a grande maioria dos corretores acaba fazendo uma avaliação não perita do imóvel, e assim oferece este serviço de maneira mais básica, apenas como um plus para garantir o acordo de captação, e portanto não cobra por isto. No entanto uma parcela menor de profissionais – com a devida especialização técnica – oferece este mesmo serviço de maneira muito mais precisa e completa, como um valor agregado negociável, e assim cobra à parte pelo mesmo.

  • A maneira como o serviço é executado – Quantidade e Qualidade:

    Por vezes o resultado da diferença entre um serviço de avaliação de imóveis negociado como exclusivo em detrimento de negociado apenas para garantir a captação é que no caso da versão não perita o serviço costuma ser realizado justamente antes da formalização da captação, ao que já na versão especializada o mesmo é realizado depois da assinatura do contrato.
    Deste modo, naturalmente que o reflexo da dinâmica estabelecida se dá na quantidade e qualidade do serviço, isto é: quantidade de conceitos e técnicas empregados para obter um resultado preciso em detrimento de meras opiniões sem relativa fundamentação; riqueza de detalhes, parâmetros e descrições no laudo técnico em detrimento de informações incompletas e/ou reduzidas; capacidade do corretor para defender e justificar suas conclusões com argumentação lógica em detrimento de “achismos” etc.

  • A maneira como o serviço é finalizado – Diagnóstico e Preço:

    Outro ponto extremamente importante é referente ao diagnóstico da avaliação de imóveis, ou seja, por quanto o mesmo foi avaliado, o seu preço de mercado. Mas o fenômeno que acontece aqui na maioria das vezes é uma discrepância entre o valor inicialmente estipulado pelo proprietário e o valor efetivamente avaliado pelo corretor – mesmo que este seja bem preciso. Isto pois com frequência há um apego emocional por parte do proprietário, ao que seu excesso de estima pelo imóvel o faz sugerir um preço fora da realidade. Assim cabe ao corretor de imóveis ter toda a sensibilidade para lidar com esta questão. E uma boa tática para isto é utilizar de todo o seu conhecimento técnico e pacientemente explicar os critérios de avaliação do imóvel. Assim, aos poucos e com muito jeito, combinando a própria credibilidade com muita empatia, então justificar o preço apresentado.

O que esperar e/ou exigir de um curso especializado em Avaliação de Imóveis?

Para se tornar um exímio avaliador de imóveis é preciso acertar na hora de escolher o curso especializado no tema. E para isso existe uma vasta gama de opções em cursos imobiliários focados em avaliação de imóveis. Mas como saber se um curso é bom o bastante? Além da credibilidade da empresa em questão, alunos satisfeitos, depoimentos, referência de mercado etc., o principal critério é justamente a riqueza do conteúdo ofertado, ou seja, o plano, o material e o conteúdo de ensino.

Assim nossa equipe de especialistas da Rankim recomenda que se você, corretor de imóveis à frente, pretende escolher um bom curso de avaliação imobiliária, então que o mesmo aborde ao menos as seguintes disciplinas/matérias:

  • Aspectos gerais da avaliação de imóveis;
  • Aspectos legais, normativos e resolutivos;
  • Tipos de imóveis a serem avaliados;
  • Roteiro de trabalho;
  • Análise de documentação;
  • Vistoria de imóveis;
  • Cálculo de valor;
  • Métodos de avaliação;
  • Composição de laudo para avaliações;
  • Tópicos especiais no mercado imobiliário; e
  • Honorários do profissional de captação.

Dica de ouro para ter mais sucesso na Avaliação de Imóveis

Uma venda de imóvel bem sucedida depende de uma captação de imóvel bem sucedida, esta que por sua vez depende de uma avaliação de imóvel bem sucedida. Por isso nunca desperdice a oportunidade de fazer uma captação precisa e capriche na avaliação, assim gerando mais possibilidades de bons negócios para todos.

À frente, corretores!

Sistema Rankim Banner CTA

3 comentários sobre “Captação de Imóveis: a importância da Avaliação de Imóveis

  1. O corretor de imoveis deve está preparado profissionalmente, porque o cliente antenado procura informação antecipada. A Rankim vem antecipando, orientando e esclarecendo de forma que todo o profissional da área imobiliária se qualifique e com isso preste um serviço de melhor qualidade pra sociedade e engrandecendo a categoria de profissionais da área imobiliária. Quero agradecer essa conceituada empresa pela oportunidade. Um forte abraço.

    • João, mais uma vez nosso agradecimento por suas tão motivadoras palavras!
      Continue interagindo conosco, aproveitando nosso conteúdo e deixando sua opinião. Tudo isso realmente é feito para profissionais como você!
      Grande abraço.

Os comentários estão encerrados

Share this