6 dicas para deixar sua casa mais segura

6 dicas para deixar sua casa mais segura

Com o aumento da violência urbana nas últimas décadas, a preocupação com a segurança da moradia tornou-se cada vez maior. Para quem mora em apartamentos, a existência de uma portaria com porteiro 24h costuma ajudar a afastar riscos, mas nas casas isso é bem incomum, e é necessário recorrer a outros recursos.

Quer descobrir o que você pode fazer para deixar sua casa segura? Confira aqui 6 dicas!

1. Troque as fechaduras

Se você acabou de se mudar para a casa ou terminou um relacionamento após alguma confusão, trocar todas as fechaduras pode ser uma boa opção. Apesar do risco ser pequeno, sempre que existir a possibilidade de uma pessoa desconhecida ou não confiável ter uma cópia da chave da sua casa, o recomendado é trocar as fechaduras para garantir a sua segurança.

2. Capriche na iluminação

Ambientes escuros facilitam a entrada de bandidos e criam a oportunidade de você ser surpreendido por alguém. Já ambientes bem iluminados tendem a afastar pessoas com qualquer má-intenção, já que o risco do indivíduo ser visto e alguém chamar a polícia é muito maior.

Por isso, capriche na iluminação nas portas de entrada e nos arredores da casa — como no jardim e nas divisas com os vizinhos. Você pode investir em pequenos holofotes, que além de iluminarem o ambiente, são super charmosos.

3. Esconda bem a cópia da chave

Todo mundo tem uma cópia das chaves de casa guardada em algum lugar, seja no carro, em uma gaveta da escrivaninha ou do criado-mudo, por exemplo. Essa cópia é fundamental para casos de esquecimentos, imprevistos ou perda das chaves originais, mas é importante não escolher locais muito óbvios para não correr o risco dessas chaves serem furtadas.

Especialistas em segurança recomendam até que a chave reserva fique presa à coleira do cachorro menos amigável, aquele que só se aproxima de você e de outros familiares de confiança. Assim, não há o risco de qualquer pessoa ter acesso a essa chave tão importante.

4. Não crie locais de esconderijo

Além das portas e janelas serem bem iluminadas, é importante também manter o espaço ao redor delas bem aberto e sem pontos de esconderijo. Jardins com plantas altas — que criam sombras — oferecem um grande risco, já que facilitam a camuflagem de ladrões, por exemplo.

Sempre que possível, opte por manter os ambientes ao redor da casa com espaço aberto, iluminação adequada e sem objetos de decoração desnecessários

5. Não ostente seus bens de valor

Você já conferiu quais objetos de valor estão mais à vista na sua casa? A televisão grande da sala está visível da rua? E os carros novos na garagem? É preciso ser esperto na hora de planejar e de decorar a casa , buscando proteger seus bens sem ostentá-lo aos vizinhos e às pessoas que passam pela calçada, pois isso reduz as chances de atrair ladrões.

6. Instale um sistema de porteiro eletrônico e um circuito fechado de TV

Com o avanço da tecnologia, sistemas de portaria eletrônica e de câmeras ficaram mais baratos e já podem ser instalados sem qualquer dificuldade em casas e condomínios. Com o sistema de porteiro eletrônico, é possível identificar, por meio de uma câmera, quem tocou a campainha, para só então liberar a entrada na sua casa.

Já o circuito fechado de TV cria um sistema de câmeras de segurança espalhadas por vários pontos estratégicos do terreno, de forma a garantir uma visão generalizada da área. Como dá para conferir as imagens localmente ou à distância, além de armazenar os dados, esse circuito é uma ótima opção para quem viaja com frequência ou passa muitas horas fora de casa.

Gostou das nossas dicas para manter sua casa segura? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

Share this