4 dicas para te ajudar a escolher um corretor de imóveis confiável

4 dicas para te ajudar a escolher um corretor de imóveis confiável

Você quer vender, comprar ou alugar um imóvel mas não sabe por onde começar? Como esse tipo de transação envolve sonhos, expectativas e alto valor de investimento, a decisão é complexa. Para te ajudar nesse processo de venda ou aquisição, é muito importante contar com a ajuda de um corretor de imóveis confiável e experiente.

A função do corretor é intermediar a compra do imóvel, ajudando a aproximar o comprador do vendedor, analisando documentação, procurando por opções de financiamento, verificando se o apartamento está em bom estado, dentre outras que oferecem mais segurança na hora de fechar o negócio.

Devido à importância do papel do corretor, é necessário tomar muito cuidado para escolher um bom profissional. Para te ajudar na escolha, selecionamos algumas dicas a seguir. Confira!

Verifique se o corretor de imóveis tem registro no Creci

A Lei Federal nº 6530/1978 regulamenta a profissão dos corretores e determina que o órgão nacional competente para fiscalizar os profissionais é o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) e em âmbito estadual, os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Crecis). Portanto, para um profissional da área poder atuar no mercado de trabalho, ele precisa fazer um curso de capacitação como Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) e se registrar em um Creci.

O registro garante que o corretor aprendeu a lidar com diversas e importantes questões que a profissão exige, como analisar documentação, os tipos de financiamento, entre outras atividades essenciais. Para verificar se o profissional é registrado, basta solicitar a carteira de identidade que comprova a regularidade do exercício da profissão.

Escolha um profissional com experiência

Mais do que apresentar o registro do Creci, é imprescindível encontrar um corretor com experiência no mercado de trabalho, pois somente no exercício da atividade ele aprenderá as melhores técnicas de negociação, compra, venda, locação, avaliação de imóveis e de documentação. Além disso, só a experiência fará com que o profissional conheça realmente o mercado imobiliário e consiga extrair dele as melhores ofertas.

Procure referências

Antes de fechar negócio, busque por referências para ver se o profissional é idôneo, honesto, tem um bom histórico no mercado de trabalho e não está respondendo a processos judiciais.

Opte por um perfil compatível com o seu

Mais do que ser um ótimo profissional, você precisa se identificar com as características pessoais do corretor. Alguns perfis acabam incomodando certos clientes, como falta ou o excesso de agilidade nas negociações, objetividade, ausência de discrição, entre outros defeitos que prejudicam o relacionamento.

Para encontrar a pessoa certa, vale conversar bastante com o corretor, não ter vergonha de perguntar, tirar todas as suas dúvidas e avaliar com calma se ele é a pessoa certa para conduzir a negociação do seu imóvel.

Agora que você já sabe quais são as principais características que um bom corretor de imóveis deve apresentar, fique de olho e escolha um profissional que conquiste sua confiança e atenda às suas expectativas.

Gostou das nossas dicas para escolher um corretor de imóveis confiável? Então compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!

Share this