4 cuidados que você deve ter com a compra de um imóvel na planta

4 cuidados que você deve ter com a compra de um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta é uma das melhores alternativas do mercado imobiliário no momento. Além dos bons preços e das condições de pagamento facilitadas, esse tipo de propriedade tem instalações novas e incorpora as tendências modernas de design e decoração.

No entanto, isso não quer dizer que o comprador não precisa de olhos atentos. É necessário observar alguns pontos para que a realização desse sonho não se torne uma dor de cabeça no futuro. Confira o conteúdo a seguir e conheça 4 cuidados que você deve ter com a compra de um imóvel na planta.

Pesquise sobre a construtora

O primeiro passo para comprar um imóvel na planta com segurança é fazer uma extensa pesquisa sobre a idoneidade da construtora. Comece verificando o histórico da empresa, usando a internet como fonte de procura para eventuais reclamações de outros clientes ou processos em empreendimentos antigos.

Se possível, tente conversar com pessoas que possuem casas ou apartamentos construídos pela empresa e veja se tiveram algum tipo de contratempo ou atraso. Por fim, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) pode atestar a regularização e a capacitação dos profissionais envolvidos na obra.

Fique atento aos documentos

A maioria das pessoas não gosta de ficar lendo documentos, mas isso é essencial para evitar problemas. É preciso avaliar os detalhes e entender muito bem cada parágrafo escrito. Contar com ajuda especializada por ser muito útil nesse momento, já que os profissionais conhecem bem os termos e particularidades que compõem a papelada.

Também é preciso verificar a documentação do próprio projeto. Cheque se há autorização para a obra e se a incorporação do empreendimento está com o devido apontamento no Cartório de Registro de Imóveis do seu município.

Analise o projeto

Estudar o projeto também é fundamental para que você fique bem embasado na hora de comprar um imóvel na planta. Observe bem a planta e analise o tipo de propriedade que você está pensando em adquirir. Veja se ela atende bem às suas necessidades e se comporta as demandas da sua família sem problemas.

Lembre-se também de guardar qualquer folheto de propaganda ou material de apresentação, pois esses artigos são uma espécie de promessa da construtora. Se as coisas não saírem como o exposto, esses itens podem ser utilizados para cobrar a empresa informalmente ou em eventuais processos judiciais.

Visite a obra pessoalmente

Não visitar o local da obra é um erro muito comum das pessoas que estão pensando em comprar um imóvel na planta. Não se limite a ir apenas ao estande de vendas ou a observar o material promocional: observar com os próprios olhos é fundamental para saber se aquilo é o que você realmente deseja e se vale o preço que está sendo pedido.

Essa também é uma maneira de observar a rua, o entorno e verificar a existência de algum problema que você jamais notaria sem a análise presencial. Banque o detetive e apure o máximo possível de questões, indo desde a infraestrutura até a existência de comércio, feiras e outras facilidades nas proximidades.

Esses são os 4 cuidados que você deve ter com a compra de um imóvel na planta! Gostou de conhecê-los? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Share this